Internet Marketing
O Internet marketing está alinhado com a maneira como os consumidores tomam decisões de compra. Estudos conduzidos por analistas como a Gartner, apontam para um número crescente de consumidores que utilizam as redes sociais e a internet móvel para pesquisa preliminar sobre produtos ou serviços. Internet Marketing permite construir relações com os consumidores e sondá-los, através de comunicação regular, personalizada e low-cost, refletindo a passagem do marketing de massas para marketing personalizado.
- Custo
Publicitar produtos na Internet custa significativamente menos
do que através de um espaço físico. Não são necessárias preocupações com
custos de manutenção, aluguer de propriedades nem compra de stock para
exposição em loja. É possível controlar o stock em conjunção com a
procura, mantendo os custos de inventário baixos.
- Personalização
Internet Marketing permite personalizar as ofertas aos
clientes, através da criação de um perfil de consumidor a partir das
suas compras e pesquisas anteriores. Analisando as páginas web e os
conteúdos que os consumidores acedem, é possível criar ofertas
especialmente destinadas a esse consumidor específico.
- Relações
A internet fornece uma importante plataforma para construir
relações cm os consumidores e aumentar os seus níveis de fidelidade. A
criação da relação começa quando um consumidor efetua uma compra num
site online, em que um email de acompanhamento pós-compra é enviado a
confirmar a transação e agradecendo ao consumidor a sua preferência.
Enviar emails a consumidores regularmente com ofertas especiais e
personalizadas ajuda a manter os seus níveis de satisfação e
fidelização. Promover a partilha de informações entre consumidores no
site ajuda a criar uma sensação de comunidade dentro do site.
- Social
Internet Marketing permite tirar partido da crescent importante
dos media sociais ou redes sociais. Um artigo na Harvard Business
School Executive Education aponta para a ligação entre redes sociais e o
aumento dos lucros da atividade online. Segundo este artigo, um grupo
de consumidores que respondam mais fortemente à influência das redes
sociais geraram um aumento do volume de vendas na ordem dos 5%. É
possível tirar partido desta influ|ência incorporando técnicas de redes
sociais nas campanhas de marketing.
- Conveniência
Internet marketing permite ter um negócio aberto 24 horas por
dia sem estar preocupado com horários de abertura da loja ou pagamento
de horas extra com empregados. Oferecer produtos na internet é mais
conveniente para os consumidores Estes podem pesquisar toda a gama de
produtos à distância de um clique e encomendar quando lhes é mais
conveniente.
- Alcançe
Fazendo marketing pela internet é possível ultrapassar
barreiras de distância. É possível vender produtos ou serviços em
qualquer parte do país sem ser necessário estabelecer pontos de venda,
alargando o mercado-alvo. Também é possível construir um negócio de
exportação sem abrir uma rede de distribuidores em diferentes países.
Se, no entanto, quiser vender internacionalmente, é necessário
certificar que os produtos ou serviços que se pretendam vender estão de
acordo com as necessidades dos mercados locais e que cumprem a sua
legislação.
Fonte:Mix life |
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